terça-feira, 26 de abril de 2011

Cultura boa é cultura na calçada!

Manhã de sábado, eu desço do taxi  na avenida Brasil em frente à banca de revistas denominada TOTARO e vejo o movimento de pessoas chegando com cases de instrumentos, mochilas, apetrechos mis. Vai começar uma das reuniões culturais mais saborosas, irreverentes, rock'n'roll e "quem não dormiu no sleepinbag nem sequer sonhou" woodstockianas de BH. Como o seu fundador Jeová mesmo diz, trata-se do UAIDSTOCK!




O Cultura na Calçada é assim: um cara tem uma banca de revista e curte prazeres culturais, sendo que no topo estão os quatro cabeludos de Liverpool. Então, sempre com um beatle tema, ele tira o miolo da banca e transforma-a num palco. Hoje, todas as bandas do underground de BH querem tocar lá. Nesta edição, foram 11! De frente pra banca, mesas e cadeiras para conforto dos espectadores. Ao fundo, o Clube do LP faz discotecagem de vinil entre um show e outro.







Na outra ponta do calçadão, eis que surge uma outra banca de revista! É o jornal Estado de Minas, que apóia o evento e montou uma banca instantânea, dessas de desenho animado, quando o pernalonga tira um pacotinho e joga num copo d'agua e brota uma banca de revistas, plin! A banca não estava ali ontem!! foi montada só pra servir como stand dos produtos do EM. Que levou repórteres mirins que fotografaram tudo pro suplemento Gurilandia.






Entre uma banca e outra, o artesão Marcelo Bittencourt expõe suas esculturas rocknroll, especialmente as lindas miniaturas do submarino amarelo, que eu não fui prevenido de levar dinheiro pra comprar mas no próximo eu levo uma pra casa de qualquer jeito. Do lado dele, o WilliamP que eu conheci na primeira vez que fui lá, e virou quase "sócio" do evento. Ele faz caricaturas de bandas de rock e vende cópias impressas em laser, perfeitas, pra fazer quadros mesmo. Ele e sua esposa estão sempre ali, divulgando o trabalho. E foi do lado deles que eu armei a barraca da jararaca!








A J. A. participa do Cultura na Calçada desde 2008, e desta vez, como demorou muito, tive de esconder (de mim mesmo) 20 exemplares da última edição, que já estava esgotada, pois não queria chegar lá de mãos abanando. As revistas não duraram meia hora. Que pena. Nem sobrou pra eu sortear junto com os outros participantes que sorteavam seus produtos. Mas não me culpem, lembrem-se que das outras vezes eu levara umas 100 revistas pra vender, e dava mais de 90! E desta vez, quem levou a revista levou também o CD "Cadê o Trem", do Cabeto, lançamento da JARARACA RECORDS!



De qualquer forma, foi um bom encerramento pra carreira da edição 7/nova série da J.A., que teve lançamentos (com festa e rocknroll claro) em Caratinga, Ipatinga, BH, Itabira e São João Del Rei (veja em outras partes deste blogue)

O legal é que através da Jararaca, também os Impublicáveis passaram a fazer parte da programação oficial do Cultura, e agora eles levaram também a ong Vozes do Clima pro clube. Undeground é assim, um leva o outro, e fica muito bom. Foda=se a grande mídia, o negócio é networking! Legal tbem é o pessoal do Disco Fácil, o canal pra quem quer transar discos de vinilzão.



Outra ong legal que participa é a Cãopartilhe, que estava com um cãozinho pronto pra ser adotado e fotos de outros que tinha à disposição. Enquanto isso, o pessoal tocando. Renato Caetano abriu a parada com uma mistura de moda de viola e rock'n'roll. Literalmente: Na mesma música, Tião Carreiro e Pardinho, Led Zeppelin e Beatles. Fiquei amazed e já tô articulando pra gente traze-lo com a banda pro nosso Festival Cultural de Caratinga.





Na sequência, Mutantes a Seco, U2 cover BH, Paz(me), 3 of Us, Rocknova, Lo Fi, Rocknova, Black and Blue... trabalhos autorais, releituras, covers, cobrindo desde o jazz, moda de viola, mpb e blues até o black mais radical e o melhor do psicodélico brasileiro dos anos 70...






gente, como a música é rica, pra esses retardados lobotomizados pela mídia ficarem ouvindo sertanejo, axé, funk carioca e pagode e se dizendo "ecléticos"!!




Mas vamos ao melhor da festa: o público. Gente bonita, mas sem verniz de shoppincentis... bonita na aura, na presença, atitude, tatuagens e simpatia! Um gambá cheira o outro, e o melhor evento tinha de ter o melhor público! A gente fica conhecendo na hora muita gente boa e algumas se tornam até amigas daí pra frente... mostra nosso trabalho e conhece o de outros artistas... conversa, descontrai, bebe, come, respira, saboreia a música, não só a dos alto falantes, mas a que rola pelo ar, nos vazios entre as notas!






Jeová e Simone, os autores desta façanha, estão de parabéns e o melhor é que agora, o Cultura na Calçada está apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e já temos mais tres programados pra este ano!! Tenho de correr com meus próximos lançamentos porque não quero mais chegar lá com mixaria!


Mas agora a Jararaca também está na LEIC,a tiragem vai triplicar e só pra dar um gostinho, encerro esta matéria com a capa da próxima edição pra vocês, em primeira mão! Grande abraço Jeová e todos os participantes do cultura, até a próxima, longa vida pra este rock!

As fotos desta postagem foram retiradas do orkut da Banca Totaro e os créditos vão para Alexandre Lopes, Enos Fernandes, Jana Rubber, BH Eventos, Lena Silveira, Paulo Cunha, Wellington Cristiano, Estado de Minas, Bar Studio B, Ricardo Mourão e Alexandre Biciatti.

Nenhum comentário: