segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

1975












Tava indo à casa do meu primo Junim Assis pra uma troca de presentes. Ele trouxe um CD pra mim dos States e eu tinha, pra ele, um DVD clássico de rock. Minha amiga Jo queria me dar um LP (isso que as novas gerações chamam "disco de vinil") e falei pra ela se encontrar com a gente lá, pra uma sessão de música, conversa e líquidos afins.

Chegando lá, o Junhim me presenteoucom o "Capitain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy", do Elton John (1975). Um disasso, que nós dois tinhamos em nossa adolescência. Eu ainda tenho o meu... ganhei na Rádio Caratinga, respondendo a uma pergunta no programa do Eder Rocha. A pergunta era: "Qual é o nome completo de Dom Pedro II"?

Todo mundo ligava ou ia à rádio pra responder e errava... Mas uma edição da Jararaca Alegre tinha publicado o nome na seção "Curiosidades". E o Eder era meu chapa... me deixou ler a resposta! Afinal era rádio e ninguem tava me vendo mesmo. Levei o disco pra casa...
Captain Fantastic é um discasso, e não tem nada a ver com o resto da discografia do Elton John, calcada em sucessos pop assobiáveis. É uma espécie de "Sgt Pepper" dele, um disco totalmente nãocomercial. Por isso não fez sucesso e quase ninguem sabe dele. Pois eu recomendo. É muito bom.

E eu levei pro Junim o DVD do "Tommy", um musical lançado em 1975 baseado no disco homônimo do The Who, dirigido por Ken Russel, com participações da banda e de Eric Clapton, Tina Turner e Elton John, entre outros. Além da atriz Ann Margareth, gostosíssima ainda em seus 40 anos, como mãe do personagem-título.
O disco "Tommy", lançado pelo The Who em 1969, foi a primeira "ópera-rock". Tocada quase na íntegra em Woodstock, fez um sucesso retumbante. E correndo o risco de me repetir... foi o "Sgt Pepper" do Who. Gerou um disco com orquestrações em forma de ópera, com participações de Ringo Starr e Rod Stewart entre outros; o filme citado acima, e um musical na Broadway. Eu e o meu primo Junim assistimos ao filme em seu lançamento, em 1975... no Cine Itaúna, em Caratinga... Quando achei o DVD, tive de comprar um pra ele tambem.
Enquanto isso, ouvíamos o "Toys in the Attic", do Aerosmith, que é de 77 mas soa como 75... em vinil, claro, e a Jo chegou com o disco que me prometeu: "Casa de Rock", do Casa das Máquinas, um dos maiores clássicos do rock brasileiro. Lançado em... 1975. Foi direto pro prato, claro! Enquanto conversávamos, o Junim fez uma relação entre o som desse disco e o de outros dois que estavam na fila pra gente ouvir: "Fruto proibido" da Rita Lee e "Refestança", um showzasso ao vivo de Gil e Rita. Ambos datados de 1975.
Uma particularidade interessante é a relação entre as capas do Casa de Rock e do Cap Fantastic. A do disco do Elton John é uma ilustração de Allan Aldridge, que mistura Salvador Dali com Hyeronimous Bosch. E a do Casa das Máquinas segue o mesmo estilo - e não deve ter sido intensional, uma vez que os discos foram lançados simultaneamente. É a "lombra" que pairava nos anos 70...
Jô também me deu um outro clássico que tava sobrando na casa dela: "Bahiano e os novos Caetanos vol, 2", a banda satírica de Chico Anisio e Arnauld Rodrigues. Tive a curiosidade de olhar a data de lançamento: 1975.
Enquanto a Brahma extra e a batata pringles (e limonada pra mim) rolavam, começamos a notar que naquela noite estavamos em 1975 novamente. E a conversa acabou chegando no Big Boy, na Rádio Mundial... 'Hello crazy people...' e não pude deixar de observar que 1975 foi o ano da primeira edição da Jararaca Alegre, com data de 18 de junho... 35 anos em 2010, e sim, vai ter festa. Foi também o ano que eu tomei minha primeira bomba. Na 7ª série. Maldita professora de matemática!










Nenhum comentário: